O mundo precisa de líderes. Seja no campo familiar, político, religioso, financeiro, social, cultural ou em outras áreas. Porém, quando um líder exerce a liderança para sua autodefesa, interesses pessoais ou somente para um grupo específico, todos ao redor sofrerão. Já quando um líder atua com justiça, todos são beneficiados.

Salomão, um dos homens mais sábios da história diz assim no livro de provérbios: “O rei que exerce a justiça dá estabilidade ao país, mas o que gosta de subornos o leva à ruína”.

Todos nós somos líderes de algo, nem que seja da própria vida, e precisamos lembrar que estas sábias palavras são uma realidade para todos os níveis de atuação de um líder. Quando lidero, influencio! Diante disto, preciso exercer esta influência com integridade, sempre reflita neste conselho de Salomão.

Liderar é muito diferente de apenas exercer uma função, pois a verdadeira liderança é conquistada e não imposta através de uma nomeação ou decisão de alguém.

Talvez hoje você esteja num cargo de chefia, já parou para pensar que embora tenha o poder, você pode não ser o líder? Liderar diz respeito ao impacto e influência que gero na vida das pessoas. O verdadeiro líder tem esta plena consciência e lida com ela com a máxima responsabilidade.

O exemplo de maior impacto que a humanidade possui no que tange a liderança é Jesus Cristo. Sua liderança trouxe ações transformadoras na cultura, conhecimento e em inúmeras áreas. Jesus exerceu sua liderança através da compaixão e pela ação em favor do próximo.

Por causa deste exemplo maravilhoso, entendemos que o líder é um agente de cura, transformação e desenvolvimento daqueles que estão ao nosso redor. Para liderar melhor, priorize as necessidades de quem você lidera, seja sempre acessível e sensível a elas. É muito fácil dar desculpas, difícil é encontrar soluções. O líder saudável é um solucionador e provedor, isso é ser um bom líder! Nunca se detenha no caminho do “não tem jeito”. Há sempre uma saída, Jesus enxergava além das probabilidades, era animado, otimista e realizador.

Liderar é incluir pessoas e conferi-las responsabilidades. Lembra do milagre da multiplicação dos pães? Todos os discípulos tinham a sua tarefa, traziam a comida, as repartiam e as distribuíam. Centralizar é a grande razão do fracasso de muitos líderes. Grave isto em seu coração: na liderança, ou você controla, ou você cresce!

Uma das grandes lacunas da figura da liderança em nossos dias é a falta de integridade em sua missão. O mundo está farto de líderes hipócritas. Mas a liderança saudável é aquela que vive ensinando e ensina vivendo.

Seja íntegro e pronto a crescer. A maneira como você se porta diante de cada situação revela quem você é, seu nível de maturidade, sua fé, seu caráter, sua motivação. Eu tenho uma pergunta. Seus liderados podem contar com o seu exemplo?

A liderança de Jesus ensina que sempre há multiplicação e crescimento exponencial quando o papel principal da liderança é servir o próximo. Seja um canal de bênçãos para as pessoas.

Líderes egoístas geram ambientes doentes e pessoas doentes moram em ambientes doentes. Líderes saudáveis geram ambientes saudáveis e campeões são gerados em ambientes saudáveis. Pessoas fluem melhor para o seu propósito em ambientes seguros e de amor. Um líder saudável, influenciador e generoso promove o bem estar para uma nação inteira, e esta atitude que Deus põe em seu coração para liderar, não é somente para o seu próprio benefício, mas para atingir todos os que estão ao seu redor.

Tome hoje a decisão de liderar com responsabilidade e com um coração para servir em todos os ambientes que estiver. Quando você cresce, todos ganham com o seu crescimento! Pense nisto!